Palestrantes e instrutores
________________________________________________________________________________________________
Adeline Sharla Resende de Miranda
Adeline Sharla Resende de Miranda é Técnica em informática pelo Instituto Federal do Espírito Santo e graduanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ubuntu member e entusiasta de software livre.
Minicurso
Django - Desenvolvimento ágil web com Python
Django - Desenvolvimento ágil web com Python
O minicurso tem o intuito de apresentar o desenvolvimento web de forma simples e prática utilizando a linguagem Python e o framework Django. Serão abordados os seguintos tópicos:
1. Introdução ao Python
2. Conceitos básicos - Django - ORM - MVC - Banco de dados
3. Instalação do Django - Configurações básicas
4. Models
5. View e URLs
6. Templates
7. Forms
Os participantes também serão apresentados a uma criação de site básico em Django/Python para aplicar os conceitos abordados.
Pré-Requisitos: Noções básicas de programação.
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________
Breno Batista da Silva
Breno Batista da Silva é certificado pela Microsoft em Desenvolvimento de Software em C# (MTA) e graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo e programador web na Click junior. Programador desde os onze anos, desenvolvedor de jogos há três anos e apps para a plataforma android há dois anos.
Minicurso I
Desenvolvimento de Jogos com XNA
Compreender os conceitos básicos sobre o desenvolvimento de jogos para Windows utilizando o framework XNA
Cronograma:
O XNA
Mercado de Jogos
Criando um Projeto
Imagens no XNA
Reconhecendo a entrada do teclado
Colisões
Sons no XNA
Criando um Jogo
Pré-requisitos: Noções básicas de programação
Minicurso II
Pré-requisitos: Noções básicas de programação
Minicurso II
Introdução ao Desenvolvimento Android
Compreender os conceitos básicos sobre o desenvolvimento para dispositivos móveis com Android.
Cronograma:
O Android
Arquitetura da Plataforma
Ambiente de Desenvolvimento
Criando um Projeto
Os Widgets
Programa final
Pré-requisitos: Noções básicas de programação
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________
Bruno Rodrigues Silva
Bruno Rodrigues Silva é graduado em Ciência da Computação e mestre Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Atualmente é professor efetivo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais na área de Arquitetura de Computadores. Bruno está cursando o terceiro ano de doutorado em Ciência da Computação no DCC-UFMG no qual realiza pesquisas em análise estática e dinâmica de código como mecanismos que possam impedir o vazamento de informações sigilosas na execução de programas de computador.
Palestra
O problema do vazamento de informação em programas de computador
Existem informações sigilosas que não devem chegar ao conhecimento de usuários de sistemas computacionais. Em especial, endereços internos de um programa, como endereços de variáveis locais, globais e dinâmicas não podem chegar ao conhecimendo de quem está utilizando o sistema pois estes endereços podem ser utilizados por um adversário na tentativa de assumir o controle da máquina. O desafio está em prover uma ferramenta para o programador que seja capaz de detectar estes "vazamentos" de endereços explicitamente por meio de fluxo de dados e/ou implicitamente por meio do fluxo de controle do programa. Esta palestra tem como objetivo alertar os futuros e atuais programadores para este problema, fornecendo um exemplo de ataque e obviamente uma solução que está em desenvolvimento no Dep. de Ciência da Computação da UFMG no âmbito do projeto de pesquisa e-CoSoc financiado pela Intel. Obviamente busca-se também despertar o interesse dos futuros profissionais de TI em problemas envolvendo segurança e compiladores.
Cidade: Belo Horizonte/MG
________________________________________________________________________________________________
Christiano Jorge Gomes Pinheiro
Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Titulado mestre (2004) e doutor (2008) em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e também pelo ICTP Abdus Salam Itália. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química e Física do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Física Nuclear Aplicada, atuando no Desenvolvimento de Algoritmos para processamento de imagens obtidas por microscopia. Rioas X e Radiação Síncrotron.
Palestra
Desenvolvimento de um algoritmo para quantificação de micro-estruturas em tomografias 3D de objetos complexos obtidas com radiação síncrotron
O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo que quantifique de forma tridimensional a conectividade através do número de canais e os poros presentes em amostras com estruturas complexas. O algoritmo proposto é analisado por meio da Teoria das Redes Complexas que usa o formalismo da Teoria dos Grafos e tem como base a Física Estatística.
Para quantificar conectividade o algoritmo analisa de forma 3D a imagem, ou seja, analisa voxel por voxel, onde um voxel é um poliedro regular. Para obter as imagens 3D das amostras foi utilizada a microtomografia de raios-X que é baseada no mesmo principio físico da tomografia computadorizada médica, porém, apresenta a vantagem de uma melhora na resolução espacial de alguns micrômetros. A microtomografia foi realizada por raios-X produzidos gerados em laboratórios de radiação síncrotron. A luz síncrotron é produzida por aceleradores anulares nos quais circula uma corrente pulsada de elétrons de alta energia.
A combinação entre a microtomografia e a luz síncrotron é uma poderosa ferramenta na obtenção de imagens com a melhor resolução e menor número de ruídos. Em um primeiro momento o algoritmo foi testado em imagens volumétricas virtuais. Por último foi feito um teste usando a imagem de uma pedra pome, microtomografada no laboratório de luz síncrotron Elettra/Itália. Os primeiros resultados mostram que o algoritmo foi capaz de quantificar a conectividade extraindo dados 3D das amostras microtomografadas.
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________
Hugo Magalhães Nogueira
Fundador e gerente de desenvolvimento do RockBee, plataforma online de venda de ingressos e divulgação de eventos. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, possui 12 anos de experiência em desenvolvimento web e marketing digital.
minicurso
Desenvolvendo aplicações avançadas com o framework CakePHP Resumo
Uma abordagem prática sobre o desenvolvimento de aplicações avançadas utilizando o framework CakePHP, utilizando o mínimo de configurações necessárias, seguindo padrões de nomenclatura e codificação, resultando num desenvolvimento estruturado e eficiente, sem perder a flexibilidade.
Cidade: Belo Horizonte
________________________________________________________________________________________________
Jesús Pascual Mena-Chalco
Jesús Pascual Mena-Chalco é engenheiro da Computação (2000), mestre (2005) e doutor (2010) em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC em São Paulo. Áreas de interesse: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos (bibliometria) e Cientometria.
Palestra I
Identificação e caracterização de redes de co-autoria bibliométrica do Brasil
A Plataforma Lattes tornou-se uma ferramenta acadêmica importante pois registra toda a atividade acadêmica dos pesquisadores associados a diferentes áreas do conhecimento. A informação acadêmica coletada neste conjunto de dados é geralmente usada para avaliar, analisar e documentar a produção científica de diferentes grupos ou entidades de pesquisa. Entretanto, as informações sobre as interações entre todos os pesquisadores, na forma de co-autoria, não foram analisadas/estudadas.
Neste seminário serão apresentadas as estrategias usadas para identificar e caracterizar, através de propriedades topológicas de grafos, redes de co-autoria de pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes. O objetivo do nosso estudo foi caracterizar as redes de co-autoria para obter uma compreensão das estruturas de rede e dinâmicas (comportamento social) entre os pesquisadores em todas as grandes áreas do conhecimento no Brasil. Assim, avaliou-se a informação de um total de 1.131.912 pesquisadores associados aos oito grandes áreas do conhecimento no Brasil: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra,Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharia e Lingüística, Letras e Artes.
Palestra II
Reconstrução de faces 3D através de espaços de componentes principais
O processo de reconstrução de modelos faciais 3D (geometria facial) dada uma fotografia 2D (textura facial) é um tópico relevante na área de Visão Computacional, Computação Gráfica, e Reconhecimento de Padrões, que vem recebendo especial atenção da comunidade científica. Nesta palestra será apresentado um método de fotografia facial 3D baseada em um banco de dados de expressões faciais composto por geometria e textura facial. O método proposto permite obter uma representação de geometria facial 3D dada apenas uma fotografia 2D e um conjunto de pontos característicos faciais. Os dados correspondentes à fotografia 2D sofrem uma série de transformações através de espaços de textura e geometria previamente estimados.
Adicionalmente, serão apresentadas duas aplicações relacionadas à (i) transferência de expressões faciais 3D, e à (ii) caricaturização de faces 3D utilizando uma abordagem baseada em proporções de elementos faciais quando confrontadas a uma face média. Os resultados destas aplicações mostram a rápida e simples síntese de novos modelos 3D com novas expressões e novas proporções faciais exageradas, úteis para a animação facial 3D.
Cidade: São Paulo/SP
________________________________________________________________________________________________
Leonardo R. Binda da Silva
Graduado em Ciência da Computação pela UFES, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela FAESA e Mestrando em Energia pelo CEUNES/UFES. Atualmente é professor em horário integral dos cursos de Computação do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) em Colatina/ES.
Palestra
Uma abordagem de utilização de Clusters de Computadores na Engenharia de Petróleo
Não somente na Engenharia de Petróleo, mas também em outras áreas de pesquisas, a demanda por cálculos científicos complexos e em grandes volumes tem aumentado cada vez mais. Os clusters de computadores e a programação paralela têm se mostrado uma alternativa muito atraente na resolução de tais operações. Nessa palestra, serão apresentados os conceitos básicos de clusters de computadores, programação paralela e um estudo de caso com aplicação prática da computação paralela na resolução de problemas envolvendo grandes volumes de operações computacionais na Engenharia de Petróleo.
Cidade Colatina - ES
________________________________________________________________________________________________
Marcel Caraciolo
Engenheiro da Computação e Mestre em Ciência da Computação pelo CIN/UFPE na área de mineração de dados. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da startup pernambucana Atepassar (rede social para concurseiros). Desenvolve em Python há 6 anos, já ministrou cursos, palestras sobre desenvolvimento em Python com Mobile, Machine learning e Educação. Evangelista da plataforma Python, onde atualmente é membro e moderador da célula do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) e membro associado da Associação PythonBrasil.
Palestra
Computação Científica, os primeiros passos.
Na palestra apresentarei sobre os príncipios de computação científica em suas várias etapas: análise, extração, experimentação, validação e visualização por meio de exemplos práticos com a linguagem de programação Python. Computação Científica envolve uma metodologia científica e a escolha das ferramentas para maximizar a produtividade do desenvolvedor ou cientista é crucial.Dentre as ferramentas Python é uma excelente escolha para quem está começando a programar e é usada em várias empresas no mundo inteiro como Google, Nasa, Amazon, etc. Com ela você irá aprender como maximizar sua produtividade usando as ferramentas que Python fornece para resolver diversos problemas voltados para engenharia, ciência, estatística e computação.
Minicurso
Python Científico
No Minicurso os partcipantes aprenderão como a plataforma Python pode ser utilizada em seu ambiente de pesquisa e trabalho nos seus projetos voltados para área científica. Os participantes irão aprender também, como maximizar sua produtividade usando as ferramentas que Python fornece para resolver diversos problemas voltados para engenharia, ciência, estatística e computação. É um ferramenta gratuita e alternativa para os softwares pagos como Matlab.
O que será abordado no minicurso:
1 .Aprender a usar Python para projetar aplicações para resolução de problemas científicos no seu dia-a-dia;
2. Manipular facilmente matrizes, vetores com os pacotes científicos Scipy e Numpy;
3. Plotar gráficos ricos com uso da ferramenta Matplotlib; Construção de interfaces gráficas.
4. Tirar proveito da infra-estrutura de testes do Python para criar softwares científicos sustentáveis;
Após o curso, você terá os conhecimentos iniciais para o uso dos pacotes científicos Python, Numpy e Scipy.
Pré-Requisitos: Noções básicas de programação, estatística.
Cidade: Recife/PE
________________________________________________________________________________________________
Odair José Tanes
Odair é Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Atualmente é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Desenvolve para web há mais de 6 anos e, há cerca de 1 ano, trabalha em projetos que utilizam a Google Maps Javascript API.
Minicurso
Google Maps Javascript API
No minicurso serão apresentados os principais recursos da API do Google Maps, abordando desde a instanciação e carga de mapa, passando pelas configurações diversas, até a manipulação de eventos e mapeamento de regiões, dentre outros. Serão abordados os seguintes tópicos:
1. Como criar, adicionar e carregar mapas;
2. Configurações de opções de mapa como tipo, controles de zoom, controles de rotação, e outros;
3. Estilos de mapas;
4. Criação e utilização de marcadores, janelas de informação, ícones, imagens, etc.;
5. Adição e tratamento de eventos em mapa e seus elementos;
6. Criação de polígonos e mapeamento de regiões no mapa;
7. Obter e traçar rotas;
8. Recursos de Street View;
9. Exemplos de recursos extras.
Para abordar tais tópicos e conceitos, além dos exemplos que serão apresentados, pretende-se criar uma aplicação que será desenvolvida por cada participantes durante o minicurso.
Pré-Requisitos: Estar familiarizado com programação JavaScript e conceitos de programação voltados para objeto. É interessante também que você conheça o Google Maps do ponto de vista do usuário.
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________
Raul Sidnei Wazlawick
Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1998).
Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra Engenharia de Software II e Informática e Sociedade no Bacharelado em Ciência da Computação e Modelagem Orientada a Objetos e Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação no Mestrado/Doutorado em Ciência da Computação da UFSC. Foi Conselheiro Suplente por quatro mandatos e Conselheiro Titular por um mandato da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Foi Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá da UFSC, Representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) da International Federation for Information Processing (IFIP), e Chair, por dois anos, do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2) da IFIP. Foi coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da UFSC de 2004 a 2007 e coordenador do bacharelado em Ciência da Computação da UFSC entre 1995 e 1997.
É autor do livro Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, publicado em 2004 pela Elsevier (2a edição em 2011), elaborado a partir de quase 20 anos de experiência acadêmica e de consultoria empresarial na área, autor do livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação , Elsevier, 2009, e autor do livro “Engenharia de Software: Conceitos e Práticas”, Elsevier, 2013. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente em sistemas orientados a objetos e otimização do processo de desenvolvimento de software (UML, OCL e UP). Foi membro do Comitê de Especialistas de Ensino em Ciência da Computação do MEC, coordenador do comitê especial de informática na educação da SBC e coordenou vários eventos nacionais e internacionais, incluindo o Congresso da SBC (2002), Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software SBES (2006) e, juntamente com Rosa Vicari, o IFIP World Conference on Computers in Education (2009). Criou e foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação da SBC entre 1997 e 2001. Recebeu, juntamente com sua orientanda Marília Guterres Ferreira o prêmio Best Paper Award na Conferência Iberoamericana de Engenharia de Software em 2011. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora CNPq nível 2.
Palestra
Computação científica e pesquisa: trajetória e tendências
Origens da computação científica e sua relação com os cursos de ciência da computação. Processo de produção científica e tecnológica na área de computação. Aplicações e técnicas relacionadas a computação científica. Oportunidades de pesquisa e grandes desafios.
Cidade: Florianópolis/SC
________________________________________________________________________________________________
Roberto Colistete Júnior
Doutor em Physique Theorique pela Universite de Paris VI(Pierre et Marie Curie), onde trabalhou com métodos pertubativos em modelos gravitacionais e cosmológicos. Atualmente é professor do Departamento de Química e Física do Centro de Ciências Agrárias da UFES. Desenvolve diversos projetos que utilizam a computação como ferramenta, mais precisamente a linguagem Python. Veja aqui uma lista de softwares e projetos em que Roberto é autor ou colaborador
Palestra
Computação Científica e Móvel usando Python
Veremos o uso da linguagem de programação Python e seus módulos na área de computação científica, quer seja computação numérica, simbólica e gráfica (2D, 3D, animações). Python também pode ser aplicada em computação de alto desempenho com CPU's ou GPU's. Python para smartphones e tablets será visto tanto em uso interativo como na criação e publicação de softwares para sistemas operacionais móveis.
Computação Científica e Móvel usando Python
Veremos o uso da linguagem de programação Python e seus módulos na área de computação científica, quer seja computação numérica, simbólica e gráfica (2D, 3D, animações). Python também pode ser aplicada em computação de alto desempenho com CPU's ou GPU's. Python para smartphones e tablets será visto tanto em uso interativo como na criação e publicação de softwares para sistemas operacionais móveis.
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________
Tharso Dominisini Fernandes
Tharso possui graduação em Ciência da Computação (FAESA) e em Matemática (UFES). Em 2008 terminou o mestrado em modelagem computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), sendo o título da sua dissertação: "Computação Quântica". Desde 2010 é professor do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Centro de Ciências Agrárias da UFES. Mesmo assim continua desenvolvendo trabalhos na área da computação.
Palestra
Computação Quântica e os Algoritmos Quânticos
A Computação Quântica nos últimos anos tem sido vista como uma área de pesquisa de grande crescimento, ela faz uso das propriedades da mecânica quântica na teoria da computação. Permitindo o desenvolvimento de algoritmos assintoticamente mais rápidos que os correspondentes clássicos. Nesta apresentação serão exibidos os principais fundamentos da computação quântica, suas potencialidades e eventuais dificuldades, será mostrado também o funcionamento de um algoritmo quântico.
Cidade: Alegre/ES
________________________________________________________________________________________________